Blog

12 de fevereiro de 2019

Importância da contabilidade na gestão do seu negócio

By Rafael In Sem categoria with Comentários desativados em Importância da contabilidade na gestão do seu negócio

A contabilidade é a ciência que estuda e pratica funções de controle e registro relacionadas com atos da administração e da economia. Assim, cabe à contabilidade a avaliação do desempenho dos negócios, dando base à tomada de decisões dos gestores. Por isso, é essencial que você entenda a importância da contabilidade na gestão do seu negócio.

Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira

Para que você entenda a importância da contabilidade na gestão do seu negócio, é preciso separar os conceitos de contabilidade gerencial e contabilidade financeira.

A contabilidade gerencial traz informações para os gestores tomarem decisões mais assertivas. Nesse sentido, é um método de contabilidade focada em resultados internos da empresa e está diretamente associada ao planejamento estratégico.

A contabilidade financeira está focada no controle contábil. Esse método gera, controla e analisa informações patrimoniais voltadas à demonstração financeira da empresa para o público externo. Nesse método, os dados da contabilidade servem aos demonstrativos tributários, às declarações para bancos e para investidores.

Tanto a contabilidade gerencial, quanto a contabilidade financeira controlam e interpretam as informações patrimoniais da empresa. Portanto, os dois modelos podem ser executados simultaneamente na fase de inclusão das informações e nos lançamentos contábeis. A separação ocorre quando esses dados são interpretados, porque cada modelo tem sua finalidade e contribui para o desenvolvimento da empresa de formas diferentes.

Veja as principais diferenças.

Usuário informação

A contabilidade gerencial tem como foco principal a estruturação das decisões de gestão. Ou seja, é utilizada para emissão de relatórios que auxiliem os gestores na hora de decidir sobre investimentos, mudanças de posicionamento de marca, etc. É uma contabilidade estratégica e interna.

A contabilidade financeira tem como fundamento o controle legal do seu negócio. A finalidade é de manter sua empresa respeitando as premissas da legislação vigente. Está focada em emitir relatórios em dia, informar dados precisos aos órgãos do governo, etc. Seu público principal, portanto, são os fornecedores, investidores e agências controladoras.

 

Periodicidade

Outra diferença importante entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira é a periodicidade. A primeira é executada com base nas necessidades da empresa. Portanto, são os gestores que determinam a periodicidade dos relatórios.

Já a contabilidade financeira respeita estritamente a legislação. Sua periodicidade é definida pela legislação específica e por demandas de fornecedores e do mercado financeiro.

 

Seu negócio em números

A contabilidade traduz o seu negócio em números, em indicadores, em dados. Com essa mudança no modo de olhar sua empresa, você alcança maior clareza sobre os cenários de investimentos, contratos, tributos, lucratividades, etc.

Veja algumas vantagens de ter seu negócio em números :

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa consiste no acompanhamento das entradas e das saídas de recursos no seu caixa. Portanto, é o controle de todos os recebimentos e de todos os pagamentos relacionados com o funcionamento da sua empresa. Em linguagem contábil, as receitas são as entradas financeiras e as despesas representam as saídas financeiras do seu caixa.

A contabilidade é importante não apenas para o acompanhamento, mas também para a análise, categorização e previsão de receitas e despesas. Assim, você pode controlar, monitorar e projetar o seu negócio.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é o relatório que registra a situação patrimonial da empresa em uma data determinada. Esse relatório é composto por ativos, passivos e patrimônio líquido.

Ativos

Os ativos são bens, direitos e outras aplicações controladas pela empresa que podem gerar benefícios econômicos para a empresa.

Passivos

Os passivos representam as obrigações com terceiros – fornecedores, funcionários, bancos, etc. Na prática, passivos resultam de eventos (como compras e empréstimos por exemplo) que exigem ativos para sua liquidação.

Patrimônio líquido

Já o patrimônio líquido representa a diferença entre ativos e passivos. Portanto, demonstra o que resta para sua empresa quando considerados todos os bens e direitos, subtraindo-se todas as dívidas e obrigações.

A importância do balanço patrimonial deve-se ao fato de que esse relatório representa a vida da empresa. Por isso, quanto melhor elaborado, maior sua precisão.

Lembre-se de que uma contabilidade precisa entrega informações importantes para sua tomada de decisão. Ao analisar seu patrimônio líquido, por exemplo, você como gestor pode decidir se é ou não o momento ideal para um investimento com risco um pouco maior.

Controle de indicadores

A contabilidade gera ferramentas para a análise do desempenho da empresa. Dentre essas ferramentas, estão os indicadores financeiros. Tais informações indicam a movimentação patrimonial de um negócio sob diferentes perspectivas.

Os principais indicadores contábeis que podem ajudar na gestão do seu negócio são:

Índices de liquidez

Os índices de liquidez indicam a facilidade/dificuldade e a velocidade de conversão de um ativo em montante do caixa. Em outras palavras, esses indicadores apontam se os itens do seu patrimônio podem ser rapidamente vendidos ou convertidos em dinheiro.

Os principais índices de liquidez são:

  • Liquidez corrente: relação entre ativo circulante e passivo circulante.
  • Liquidez imediata: relação de capital disponível para cobertura de passivos.
  • Liquidez geral: considera ativos e passivos de curto e longo prazos.

Índices de endividamento

Os índices de endividamento demonstram a variação do endividamento da empresa em determinado período. Os principais indicadores de endividamento são:

  • Grau de endividamento: relação entre o capital de terceiros e o capital da própria empresa inseridos no patrimônio.
  • Composição do endividamento: relaciona em proporção os passivos de curto e longo prazos.
  • Imobilização do patrimônio líquido: indica o quanto o patrimônio da empresa está aplicado em ativos permanentes.

Índices de rentabilidade

Se você quer acompanhar o rendimento dos investimentos da sua empresa, precisa ficar atento aos índices de rentabilidade. É importante observar:

  • Retorno sobre investimento (ROI): indica o retorno financeiro em cada unidade monetária aplicada.
  • Retorno sobre o Patrimônio (RPL): indica o retorno financeiro sobre o capital próprio aplicado.
  • Margem Líquida Operacional (MLO): percentual operacional que sobra da receita líquida.

Importância da contabilidade na gestão do seu negócios

O potencial das informações geradas pela contabilidade demonstra a importância dessa ciência. Afinal, o controle patrimonial indica a situação objetiva da empresa. Com base nisso, veja um resumo dos 7 principais benefícios de uma boa contabilidade:

 

  1. Maior abertura de crédito bancário.
  2. Planejamento estratégico com maior embasamento.
  3. Gestão financeira sem estresse.
  4. Análise dos setores e aplicações com maior possibilidade de retorno financeiro.
  5. Planejamento tributário com foco em economia.
  6. Evita multas e obrigações acessórias.
  7. Maior transparência com fornecedores e investidores.

Ficou claro para você as informações citadas? Para saber mais sobre o assunto conte com a nossa equipe. Entre em contato com a gente!

Scroll to top